quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Brancos


Brancos acontecem, queridos leitores. Acontecem e devemos deixá-los em paz a resolver suas contendas. Se o nosso canto no universo dos elétrons reciclados ficar estagnado por algum tempo, azar o dele.

De repente surge o assunto e as lembranças deste insólito torrão de terra, barro, areia, pedras e mangues cercado por água irregular.

E não é que estava este náufrago a conversar com um seu herdeiro em linha direta e veio à baila uma das coincidências desta ilha? Pois que naquele labirinto que atende pelo nome de Jardim da Penha, anos atrás, avizinhavam-se dois súditos da Terra do Sol Nascente, mais comumente chamada de Cipango ou Japão, como preferem os jovens. Ambos exímios restauradores. Um deles quase que deu sua vida pelo Imperador já que fora escolhido para pilotar uma aeronave carregada de explosivos contra algum alvo aliado. Salvou-o o fim da guerra. Não sei bem quanto à sua honra. Talvez tenha ficado envergonhado em não morrer pelo imperador e acabou dando com os seus costados nesta ilha, para tentar alimentar os insulares de maneira exótica e com utensílios que não ensejam a indigestão. O outro, melhor dizendo, a outra, sobreviveu ao último bombardeio atômico de uma cidade de lá, que esperemos que seja o último da história. Duas pessoas totalmente gentis, duas testemunhas de fatos que nos parecem hoje pertencer à ficção.

Mal sabem esses dois, se é que ainda vivem - pelo menos um deles tenho certeza que sim - que pelo lado deste náufrago houve uma relação de amizade, em um grau, que chegava ao líder bretão Churchill que, por sua vez esteve diretamente envolvido com o que ocorreu em sua terra...

Pequenas pontes na história, no tempo, na língua e na distância, desta ilha ao mundo...

2 comentários:

Beth Kasper disse...

Em 12/01 fiz um comentario no meu blog, tomando emprestado esta expressão sua que adorei: "eletrons reciclados", claro, dando os devidos creditos a você!

Dani Morreale Diniz disse...

Será que ao passar dos anos a ilha habitada haverá cores ainda? Já que fumaças tóxicas habitam mais que os terrestres. Já que os súditos estão comandando mais e ainda mais além da lei natural. Já que o verão parece uma mistura de iverno e outono e o calor e frio até no Brasil perderam a caracteristica de Tropical. Pequenas pontes na história mudam a língua, matam a dignidade e vidas, tantas vidas. Esta ilha do mundo tá parecendo mesmo é uma amardilha. Só não sei aonde vamos chegar. Tsc Tsc!

Beijos Mestre.
Sempre bom vir aqui.